João Gomes

Nascido em Lisboa, em 1985. Mestre em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas pelas Faculdades de Belas-Artes e de Arquitetura da Universidade de Lisboa (UL), e Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Frequenta, desde 2020, o Doutoramento em Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL).

Actua na área do Design, nomeadamente nos campos do Desenho de Letra nas vertentes da prática e do ensino, Tipografia Modular e Geométrica, Grelhas e Taxonomia Tipográfica.

Co-lecionou múltiplos workshops de Desenho Digital de Tipos enquanto Monitor Universitário na FBAUL e enquanto Formador convidado na FAUL, lecionou uma aula teórica de Iniciação e Processos de Trabalho em Desenho Digital de Tipos da disciplina de Tipografia, da Licenciatura em Design Gráfico da Escola Superior de Design do IPCA (Barcelos), e o módulo de duas aulas de Cor da disciplina de Tipografia e Cor, do curso de Design Gráfico All Media da CSArts (Monte Estoril).

É participante assíduo no Encontro de Tipografia, tendo apresentado um artigo sob a forma de comunicação e seis pósteres académicos. Tem dois artigos/capítulos publicados em co-autoria na Advances in Intelligent Systems and Computing.

Exerceu actividade de Designer para entidades como o CEA–ISCTE–IUL, a Reitoria da UL, a FBAUL, o Teatro Aberto, a Fundação Inês de Castro, e a AdMédic Publicações Médicas Lda, tendo experiência em design gráfico e de comunicação, design editorial, design cénico, produção gráfica, publicidade, paginação, revisão de texto e web design.