Teresa Olazabal Cabral

Professora Auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa) e colaboradora permanente do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Licenciada em Design de Comunicação pela ESBAL-Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1991) e doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2014), com uma tese intitulada “Tipos de sucesso: tradição e contemporaneidade no design de letra de portugueses [1994-2012]”. Distinguida, neste âmbito, com o Prémio de mérito Professor Daciano da Costa, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

As áreas do seu maior interesse são o Design de Comunicação ligado à Cultura e à resolução de problemas Sociais e a Tipografia, sendo nelas que tem desenvolvido o seu trabalho, simultaneamente na área do Ensino e da Investigação.

Desde 2016, é representante da FA-ULisboa no “ORSIES-Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior”, rede colaborativa da responsabilidade conjunta do Ministério para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fórum Estudante, que, entre outras coisas, tem o objetivo de criar recomendações concretas de políticas públicas no âmbito da Responsabilidade Social versus Instituições de Ensino superior.

A partir de 2003 leciona na Faculdade de Arquitectura diversas unidades curriculares na área do Design de Comunicação, tanto na licenciatura em Design Gráfico (Design Gráfico I, II, III e IV), como no mestrado em Design de Comunicação (Design de Comunicação I, II e III, Tipografia Avançada e Infografia) e ainda, a partir de 2016, no Doutoramento em Design.

Desde 2013, membro da comissão científica dos IV, V, VI e VIII Encontros de Tipografia. Organiza, juntamento com Elisabete Rolo e Fernando Moreira da Silva, o VII Encontro de Tipografia que teve lugar na FA-ULisboa, em Novembro de 2016 (http://7et.fa.ulisboa.pt ).

Orientadora e co-orientadora de diversas dissertações de Mestrado em Design de Comunicação (vinte concluídas e dez em curso), orienta a elaboração de três teses de doutoramento em Design (em curso).

Intensa actividade profissional entre 1987 e 2009, na área do Design de Comunicação, preponderantemente no campo cultural.  Entre 1987 e 2009, desenvolve projectos por conta própria, nas vertentes de design editorial, identidade visual, e sinalização.

Entre 1990 e 2007, trabalha simultaneamente no atelier do designer José Brandão (atelier B2), tendo colaborado e sido co-autora em inúmeros projectos.